Ir para o conteúdo
Sobre

Sobre

PROJETO

O projeto "Brinca@Ciência” surge no âmbito do projeto "+REDE”– COORDENAÇÃO, DINAMIZAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E MONITORIZAÇÃO TRANSVERSAL do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar - PIICIE "Alto Minho - School4All”, financiado pelo FSE (Fundo Social Europeu) – PO NORTE 2020, visando promover e motivar a aprendizagem através do ensino experimental, propondo conteúdos e experiências do quotidiano, através de novas metodologias de aprendizagem, sobretudo através do "aprender-fazendo”.



OBJETIVOS

1. Adequar o conhecimento teórico e as práticas pedagógicas à realidade do quotidiano, promovendo a participação ativa dos alunos em projetos ou atividades científicas;

2. Promover a atualização e aplicação dos conhecimentos, nas vertentes das áreas das ciências (Ciências Físico - Naturais);

3. Enriquecer o processo ensino / aprendizagem tornando a prática escolar na área das ciências, mais atrativa quer para docentes quer para discentes;

4. Envolver os docentes em atividades práticas esclarecedoras de fenómenos científicos e incentivá-los para práticas laboratoriais;

5. Apresentar diversificação de estratégias de ensino e alternativas de aprendizagem das ciências, com demonstração de fenómenos físico-químicos e biológicos, com recurso a métodos e materiais do quotidiano.

6. Fomentar a prática científica e o interesse pela ciência.



CONTEÚDOS

1. Atividades de articulação com a disciplina - Estudo do Meio, para o 3º e 4º anos do 1CEB, nomeadamente através da realização de experiências: i) de mecânica simples (alavanca, balança, rodas dentadas, molas e elásticos, entre outros); ii) com a água, ar, corrente elétrica e magnetismo; iii) experiências com o som, a luz. Todas através da demonstração de fenómenos físico-químicos e biológicos, com recurso a métodos e materiais do quotidiano;

2. Atividades de sensibilização para a situação pandémica atual e para as regras de higiene a adotar nos contextos escolares, através de experiências (por exemplo, fazer sabão ou gel desinfetante);

3. Atividades que promovam o sucesso educativo em contexto familiar. Estes conteúdos, pretendem promover o uso de materiais reciclados e reutilizados, através da execução da experiência "step-by-step,” relacionando o brinquedo e o conteúdo científico e/ou curricular do 1º ciclo. No 2º ciclo, os conteúdos integram uma componente mais lúdica e criativa, através da construção de brinquedos orientados para a área curricular das ciências naturais e no âmbito de práticas STEAM.;

4. Ações de capacitação de professores com o objetivo de promover o trabalho experimental e a formação em práticas de ensino experimental, nomeadamente através da apresentação de exemplos de trabalhos práticos experimentais, aplicando metodologias adequadas e elaborando protocolos e resoluções experimentais.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi